Empresas de ônibus adotam protocolos na volta das linhas para o Rio
Quase 80 dias após o início das restrições de circulação das linhas intermunicipais, as empresas de ônibus preparam a retomada do serviço para o próximo sábado (6) quando termina o decreto estadual que proíbe a circulação dos coletivos entre a Região Metropolitana e a capital.
Para evitar a propagação da Covid-19 e garantir a saúde da população que retornará aos ônibus, as empresas Rio Ita, Auto Ônibus Fagundes, Transturismo Rio Minho e Expresso Rio de Janeiro, que juntas operam 105 linhas, sendo 38 para destinos no Rio de Janeiro, estabeleceram protocolos sanitários.
Entre as medidas adotadas pelas empresas estão: a medição da temperatura dos profissionais antes do início de cada jornada de trabalho, o reforço do processo de higienização do ar condicionado e dos ônibus, nas garagens e ao final de cada viagem, com produtos específicos para desinfecção contra a Covid-19, a operação com as janelas destravadas (nos modelos em que há essa possibilidade), a obrigatoriedade de uso de máscaras e a circulação de apenas passageiros sentados.
Além disso, as empresas recomendam o uso do cartão RioCard, para reduzir o risco de contaminação com a manipulação de dinheiro, e a utilização do aplicativo CittaMobi, que pode ser baixado no celular gratuitamente, e que acompanha, em tempo real, o horário que os ônibus irão passar nos pontos de embarque, reduzindo o tempo de espera e a possível aglomeração nos pontos.
Cartazes dentro dos ônibus, além de aviso nos letreiros e no para-brisa, vão informar dos protocolos a serem seguidos. As empresas, que viram durante as restrições impostas o movimento de passageiros sofrer uma redução de mais de 80%, apostam em um retorno gradual e consciente para o momento de flexibilização.
Juntas elas transportam, em média, 100 mil passageiros por dia entre os municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Rio Bonito, Tanguá, Rio de Janeiro, Magé e Nova Iguaçu.
Deixe um Comentário