Perguntas Frequentes Gratuidades

Quem tem direito a Gratuidade?

De acordo com a regulamentação em vigor, o direito à gratuidade está assegurado em todos os ônibus convencionais com duas portas aos maiores de 65 anos de idade, aos estudantes uniformizados da rede pública e aos portadores de deficiência física.

Para exercer seu direito, no momento do embarque em nossos ônibus, todo beneficiário da gratuidade deve estar de posse do seu respectivo RioCard, conforme previsto por lei. Portanto, não serão aceitos protocolos ou declarações escolares para a liberação do embarque.

 (Lei n° 3.167/ Cap. I/ Seção I/ Arts. 1º e 3º).

O que muda com a lei nº 7.916 sobre o direito dos maiores de 60 anos?

A Lei não introduz mudanças com relação a Gratuidade no transporte público no estado do Rio de Janeiro, pois não dá direito à gratuidade para maiores de 60 anos. Portanto, somente maiores de 65 anos têm direito à gratuidade nos transportes públicos, o que é assegurado pela Constituição Estadual.

(Lei nº 7.916)

Como faço para conseguir meu Riocard escolar?

O aluno deve comparecer pessoalmente ao posto de cadastramento do RioCard para que seja feita sua foto e seu cadastramento da digital. Leve com você sua declaração original de matrícula do ano corrente, seu documento de identidade original e um comprovante de residência original.

Como faço para conseguir meu Riocard sênior?

O comparecimento ao posto de cadastramento do RioCard é obrigatoriamente presencial e pessoal, pois será feita sua foto e seu cadastramento da digital. Leve com você seu documento de identidade original, CPF e um comprovante de residência original.

Quais os postos de cadastramento do RioCard?
  • Niterói: Terminal Rodoviário João Goulart - Centro - Niterói.
  • São Gonçalo: Rua Dr. Alfredo Baker, 605 – Alcântara.
  • Central do Brasil: Praça Cristiano Otoni, s/n° (subsolo) - Centro - RJ.
  • Nilo Peçanha: Av. Nilo Peçanha, 26 - loja a - Centro - RJ.
  • CIAD: Av. Pres. Vargas, 1997 - Centro - RJ.
  • Araruama: Av. Araruama, 163 - 3 – Centro - Maricá.
Horário de funcionamento dos postos: Segunda a sexta de 8h às 17h.

Perguntas Frequentes Bilhetagem Eletrônica

Quais são os benefícios do Riocard?

São muitos os benefícios, para passageiros, para o motorista, para as empresas e para a população em geral (pedestre ou condutores de veículos de passeio), entre os quais:

  1. O tempo de embarque e desembarque é reduzido, permitindo maior rapidez no percurso do itinerário, com melhorias para o trânsito e na oferta de transporte.
  2. O manuseio de dinheiro é menor dentro do ônibus, o que contribui para inibir assaltos.
  3. A gratuidade é exercida por quem de fato tem direito, uma vez que o sistema impede que a gratuidade seja fraudada.
  4. Maior segurança e facilidade nos procedimentos do vale-transporte para as empresas empregadoras de mão de obra, que compram o vale transporte pela Internet e podem controlar o uso e distribuição do benefício.
  5. Pode ser usado em qualquer meio de transporte – ônibus, metrô, trem e barca – independentemente do valor da tarifa.
  6. Em caso de perda ou roubo do cartão, basta solicitar o bloqueio dos créditos e sua transferência para outro cartão.
 

Para maiores informações, visite o site da RioCard:

www.cartaoriocard.com.br

Como funciona o Bilhete Único?

O Bilhete Único Intermunicipal é um benefício tarifário instituído pela Lei 5.628/09, que possibilita a utilização de um transporte municipal associado a ao menos um transporte intermunicipal, dentro de um período determinado, na região metropolitana no Rio de Janeiro.

(Lei nº 5.628/09)

Quais são regras para utilização do Bilhete único?

As regras de utilização do Bilhete Únicos estão estabelecidas em diferentes decretos estaduais, que resumimos a seguir:

CADASTRO, DIREITOS E DEVERES:

  • De acordo com o Decreto 45.746, para se cadastrar no benefício, é necessário ter idade acima de 5 anos e máxima de 64 anos, de acordo com os Decretos 45.895 e 46.246 a renda mensal deve ser de até R$ 3.205,20.
  • Cada usuário poderá ter apenas um cartão associado ao seu CPF.
  • O cartão é pessoal e intransferível, portanto, o Bilhete Único Intermunicipal não poderá ser cedido, emprestado, vendido, ou dada qualquer outra forma de permissão para que terceiros o utilizem.
  • O uso por terceiros constitui fraude e implicará em sanções previstas em Lei ao titular do cartão registrado na RioCard.

CRITÉRIOS DE USO:

  • O usuário poderá realizar até duas viagens diárias (entende-se como viagem a ida ou a volta).
  • O uso do cartão – duas vezes seguidas no mesmo transporte, não caracteriza integração de Bilhete Único Intermunicipal, portanto, o cartão debitará o valor integral das duas tarifas.
  • Em linha ou serviço de transporte intermunicipal com valor superior à tarifa praticado no sistema Bilhete Único Intermunicipal, será debitado do cartão o valor máximo da tarifa de Bilhete Único.
  • Intervalo máximo entre os transbordos: 3 horas.
  • Intervalo mínimo entre integrações de ida e volta: 1 hora.

(Decreto 45.746)(Decreto 45.895)(Decreto 46.246)

Onde posso adquirir o meu Bilhete Único?

No site, nas lojas ou nos postos de atendimento da RioCard. Consulte o site e saiba mais:

www.cartaoriocard.com.br

Onde posso recarregar o meu Bilhete Único?

Os cartões podem ser recarregados no site, nas lojas RioCard ou nas máquinas de autoatendimento disponíveis na rede de recarga.

Consulte os locais disponíveis em:

www.cartaoriocard.com.br

Perguntas Frequentes Acessibilidade

Os ônibus estão equipados para possibilitar o embarque de pessoas com mobilidade reduzida?

Toda nossa frota de ônibus, modelo Urbano, é equipada com elevadores para cadeirantes.

O embarque e o desembarque de cadeirante nos coletivos rodoviários é feito através de cadeira de transbordo, no ponto inicial ou no final, conforme normas vigentes. Os coletivos dispõem de dois assentos sinalizados, para pessoas portadoras de deficiência, gestante, criança de colo, idosos e/ou com mobilidade reduzida.

É permitido o transporte de objetos, sem que o cliente esteja embarcado?

Não, só transportamos objetos de clientes embarcados.

É permitido o embarque com animais?

Apenas cães e gatos de pequeno e médio porte, seguindo as seguintes recomendações:

  • Não é permitido o transporte de animal que, por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
  • O passageiro deve apresentar carteira de vacinação atualizada, na qual conste a aplicação das vacinas antirrábica e a polivalente.
  • Todo animal deverá ser colocado (permanecendo assim durante toda a viagem) em gaiola ou maleta adequada e especialmente fabricada para transporte de animais (atenção para as dimensões exigidas para cada animal).

(Lei nº 4.808/06)

Perguntas Frequentes Tarifas

Como é definido o preço das tarifas dos ônibus?

O preço da passagem que se paga no ônibus é determinado pelo Governo. O cálculo da tarifa leva em consideração o itinerário, a quantidade da frota e horários que devem ser cumpridos, os custos de operação e o número de passageiros transportados pela linha. Nenhuma empresa pode aumentar ou diminuir o preço da passagem sem autorização.

Qual o valor da tarifa nas linhas da Auto Ônibus Fagundes?

Clique aquie consulte o valor das tarifas segundo o itinerário desejado.

Perguntas Frequentes Pontos de Ônibus

A conservação dos pontos de ônibus é de responsabilidade da Auto Ônibus Fagundes?

Não, a conservação dos pontos de ônibus é de responsabilidade dos órgãos de administração pública locais.

Em quais pontos os ônibus da Auto Ônibus Fagundes podem para no Rio De Janeiro?

Linhas com destino ao Castelo:

  • Ponto do INTO
  • Rod. Novo Rio
  • Ponto do IML
  • Av. Presidente Vargas
  • Rua General Caldwell
  • Rua Tenente Possolo
  • Av. Henrique Valadares
  • Rua da Relação
  • Av. República do Chile
 

Linhas com destino a Candelária:

  • Ponto do INTO
  • Rod. Novo Rio
  • Ponto do IML
  • Viaduto dos Pracinhas
  • Av. Pres. Vargas
  • Rua Primeiro de Março
  • Av. Pres. Vargas
Em quais pontos os ônibus da Auto Ônibus Fagundes podem parar na Alameda São Boaventura?

Linhas com destino a Niterói:

  • Estação João Brasil
  • Estação Horto
  • Estação Getulinho
 

Linhas com destino ao Rio de Janeiro:

  • Estação Nossa Senhora das Mercês
  • Estação Bairro Chic
  • Estação Riodades
Quais linhas da Auto Ônibus Fagundes param no ponto da Ilha Do Mocanguê?

Todos os coletivos que se encontram com o adesivo de parada na Ilha Do Mocanguê.

Perguntas Frequentes Terminais

Em quais Terminais a Auto Ônibus Fagundes opera?

Terminal Menezes Cortes (Castelo)

Av. Nilo Peçanha, 85 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20020-100

Bilhete Único: Integrações com Ônibus Municipais, VLT, Barcas e Metrô

 

Terminal João Goulart

Av. Visconde do Rio Branco, S/N – Centro, Niterói – RJ, 24020-000

Bilhete Único: Integrações com Ônibus Municipais, Intermunicipais e Barcas

 

Terminal Rodoviário de Rio Bonito

R. Nelsom Balbino, 100 - Mangueirinha, Rio Bonito - RJ, 28800-000

Bilhete Único: Integrações com Ônibus Municipais e Intermunicipais

 

Terminal Rodoviário de Cachoeiras de Macacu

Av. Floriano Peixoto, 225 - Centro, Cachoeiras de Macacu - RJ, 28680-000

Bilhete Único: Integrações com Ônibus Municipais e Intermunicipais

 

Terminal Rodoviário Venda das Pedras

Pç. Alfredo Serrano Marins, s/n - Ampliação, Itaboraí - RJ, 24885-000

Bilhete Único: Integrações com Ônibus Municipais e intermunicipais

 

Terminal Rodoviário de Araruama

Av. Brasil, 436 - Parque Hotel, Araruama - RJ, 28970-000

Bilhete Único: Integrações com Ônibus Municipais e Intermunicipais

Perguntas Frequentes Achados e Perdidos

O que eu faço se eu perder algum objeto nos ônibus da Auto Ônibus Fagundes?

Caso você esqueça algum objeto no interior do ônibus, entre em contato com qualquer uma das nossas garagens para que possamos ajudá-lo. Tenha em mãos a informação da linha que você viajava, o horário aproximado e o dia.

Todos os objetos e documentos esquecidos e encontrados pela nossa equipe são encaminhados para serem guardados em uma de nossas garagens pelo período de 60 dias. Após esse prazo, eles são doados a instituições de caridade ou descartados.

Auto Ônibus Fagundes - Vista Alegre

Telefone: (21) 2702-9888

Auto Ônibus Fagundes - Santa Izabel

Telefone: (21) 3785-9888

Perguntas Frequentes Acidentes

O que eu faço se me envolver em um acidente com um ônibus da Auto Ônibus Fagundes?

Se você se envolveu em um acidente com um dos ônibus da Auto Ônibus Fagundes entre em contato com o Setor de Sinistro através do e-mail abaixo, de segunda a sexta, das 8h às 17h:

E-mail: sinistro@autoonibusfagundes.com.br